Prêmio Brasil Sorridente consolida valorização da saúde bucal brasileira

O Conselho Federal de Odontologia entregou, no dia 24/04, o “Prêmio Brasil Sorridente” às prefeituras municipais que se destacaram no trabalho dedicado à implantação de políticas públicas de saúde bucal. Desde a criação do Prêmio, em 2005, foi a primeira vez que o CFO realiza a entrega do Prêmio em Brasília.

O município de Porto Real (RJ) ficou em 1° lugar, na categoria de municípios até 50.000 habitantes. Na ocasião, também foram entregues os prêmios aos municípios: de Porto União (SC) – 2° lugar; de Motuca (SP) – 3° lugar; de Naviraí (MS) 4°lugar; e de Apiacá (ES) – 5° lugar. Leia mais sobre o investimento aplicado no município de Porto Real.

portoreal

(Presidente do CFO, Dr. Ailton Morilhas, entrega Prêmio Brasil Sorridente à prefeita de Porto Real, Maria Aparecida da Rocha Silva)

Na categoria de municípios com população entre 50.001 a 300.00 habitantes, o município de Resende (RJ) foi o que mais investiu na área da saúde bucal, no Brasil. Em segundo lugar, ficou o município de Marília (SP), em terceiro lugar, Balneário Camboriú (SC), seguido de Foz do Iguaçu (PR) e Janaúba (MG). Clique aqui e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido no município de Resende.

resende

(O prefeito de Resende, José Rechuan, recebe o Prêmio Brasil Sorridente das mãos do presidente do CFO, Dr. Ailton Morilhas)

Com destaque para os municípios com população a partir de 300.001 habitantes, o municio de São Bernardo do Campo (SP) foi premiado em 1° lugar, em âmbito nacional. Seguido de Florianópolis (SC), Anápolis (GO) e Belo Horizonte (MG). Leia mais sobre o trabalho desenvolvido em São Bernardo do Campo.

sao bernardo

(Diretoria do CFO entrega o Prêmio Brasil Sorridente para o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho)

O Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Morilhas parabenizou os gestores dos municípios premiados e destacou a importância do momento para a evolução da saúde bucal no Brasil. “Os municípios premiados servem de exemplo para o restante do país. O CFO tem o compromisso diante da classe e da sociedade brasileira de contribuir com o Programa Brasil Sorridente, junto com os gestores municipais. O Prêmio é o reconhecimento e a valorização do trabalho de excelência prestado em prol da saúde bucal”, explica.

Segundo o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, “o município, que estava muito atrás na promoção, prevenção e tratamento bucal, é hoje referência para muitos. Com isso, os Cirurgiões-Dentistas e demais profissionais de saúde bucal se sentem valorizados e assumem o compromisso de garantir um atendimento qualificado à população”, afirma.

Para o prefeito de Resende, José Rechuan Júnior, “o Prêmio Brasil Sorridente é extremamente importante, não só para os profissionais que atuam na saúde bucal do município, mas também para a população, que tem a certeza de que o serviço oferecido pela rede de saúde é de qualidade comprovada por uma instituição séria e qualificada”, explica.

A prefeita de Porto Real, Maria Aparecida da Rocha Silva destaca a importância da premiação. “É uma verdadeira honra compor os municípios premiados pelo Conselho Federal de Odontologia, pois o trabalho direcionado à saúde bucal pública requer atenção prioritária”, completa.

Sobre o Prêmio

Instituído em 2005, o Prêmio Brasil Sorridente foi idealizado pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais de Odontologia, com o apoio do Ministério da Saúde e o patrocínio da Dabi Atlante.

Fotos: Alexandre Alves Vieira e Rodrigo de Almeida