Os conselheiros eleitos para a gestão 2015/2017, membros do plenário e a diretoria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, foram empossados em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O evento foi aberto a todos os profissionais inscritos e a cerimônia foi conduzida pelo presidente da Alesp, o deputado Fernando Capez, por iniciativa do próprio parlamentar, que destacou aos presentes sua ligação familiar com a profissão.
Tomaram posse: presidente, Claudio Yukio Miyake; secretário, Marco Antonio Manfredini; tesoureiro, Marcos Jenay Capez; presidente da comissão de tomada de contas Nilden Carlos Alves Cardoso, presidente da comissão de ética Wilson Chediek, conselheiros, Maria Lucia Zarvos Varellis, Mary Caroline Skelton Macedo, Rada El Achkar da Silva, Rogério Adib Kairalla, Ueide Fernando Fontana.
A “Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi”, com cerca de 70 músicos e regida pelo maestro Lelis Gerson, agraciou a cerimônia com uma impecável execução do Hino Nacional Brasileiro e ainda prestigiou os presentes com outras apresentações, incluindo o clássico “Barbeiro de Sevilha,” do compositor Gioachino Rossini. A solenidade também homenageou os profissionais remidos, lembrados pelos presentes em virtude de seu comprometimento pregresso, que abriu caminhos para a Odontologia. Também os especialistas presentes foram publicamente homenageados.
A entrega do diploma ao presidente do CROSP, e conselheiros foi conduzida pelo presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues. Em seu discurso ele parabenizou a atuação do CROSP e seus conselheiros. “São dignos de nossas maiores honras, não apenas pelo seu trabalho para a Odontologia de São Paulo, mas para a Odontologia brasileira”, disse. “Não faltam coragem e vontade política em prol da população e da melhoria da saúde bucal dos cidadãos do estado e a reeleição de um colega mostra o quanto ele tem se empenhado para o seu estado”, declarou.
Já o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Silvio Cecchetto, fez questão de agradecer o comprometimento do Conselho em prol da campanha de combate ao câncer bucal. Ele também elogiou o grupo de conselheiros e, nominalmente, o presidente Claudio Miyake. “Agradeço o CROSP pelo engajamento e ajuda com a campanha de combate ao câncer bucal”. Cecchetto aproveitou a ocasião para atualizar os presentes sobre os números de casos no Brasil e no estado.
Representando o prefeito Fernando Haddad, a primeira-dama de São Paulo, Anna Stella Haddad, cumprimentou os conselheiros empossados professores e demais autoridades presentes. Ela salientou o importante trabalho que vem sendo realizado pelo time em prol da Odontologia, em especial o projeto que diz respeito à coleta de resíduos sólidos e a atuação dos conselheiros frente à secretaria de Educação. “Desejo a todos aqui presentes, pleno sucesso”.
Quando de posse da palavra, o presidente do Conselho, Claudio Miyake, fez um extenso agradecimento, a todos os colegas de profissão que tenham apoiado sua sucessão e as ações do Conselho. Ele agradeceu também seus familiares, todos os conselheiros, os diretores e delegados regionais, funcionários, representantes municipais e distritais e as diversas autoridades que compareceram à cerimônia para prestigiar a sua posse. Dentre elas, o prefeito da cidade de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli e o superintendente do SEBRAE, Bruno Caetano. As entidades APCD, FNO, FIO, ABIMO, faculdades de Odontologia, a polícia civil e militar, o exército e o poder judicíário também estiveram representados na cerimônia.
“É uma honra poder realizar essa cerimônia nas dependências da ALESP e agradeço imensamente ao deputado Fernando Capez por ter nos aberto essa possibilidade e por todo o apoio que tem dado à Odontologia. Fico grato também, por ter aqui a presença de 20 estados representados e as lideranças de diversos CROs”, disse Miyake.
Os representantes dos profissionais de saúde bucal do estado compuseram, no período de eleição, a Chapa 1. Eles foram eleitos com 27.014 votos em um universo de 41.440 eleitores, 65,19% do total. O período de gestão teve início em 20 de abril e será encerrado em 19 de abril de 2017.