O aperfeiçoamento de profissionais e a promoção da saúde bucal na atenção básica são objetivos do II Curso de Atualização em Odontologia, promovido pela Regional de Saúde de Samambaia, nos dias 20 e 27 de novembro, das 8h às 18h, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), campus de Samambaia, na quadra 301 conjunto 4, Centro Urbano.
“Esse treinamento oferece aos servidores da regional a possibilidade de atualização nos procedimentos preventivos na primeira infância e também aos seus cuidadores, levando em consideração o fato de que quando os hábitos saudáveis são instalados, precocemente, mais eficazes e duradouros eles serão”, informa a coordenadora de Odontologia de Samambaia, Aline Portugal.
O curso compreende uma programação de três encontros. O primeiro ocorreu no último dia 13, na Clínica da Família da QS 314, e contou com a participação de aproximadamente 40 profissionais de saúde bucal de Samambaia.
Para o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, capacitações com essa são importantes para o atendimento infantil. “Esse curso representa um avanço no aperfeiçoamento das técnicas, principalmente com repercussão no Programa Cárie Zero, proporcionando grandes benefícios no desenvolvimento da criança”, relata.
Segundo Aline, o curso visa também o aperfeiçoamento das técnicas em saúde bucal. “O treinamento proporcionará aos servidores a capacidade de avaliar e aplicar as técnicas mais modernas preconizadas para o tratamento da doença cárie, dentre elas, o Tratamento Ultra Conservador – UCT e o Tratamento Restaurador Atraumático – ART”, explica.
A capacitação abrangerá principalmente as áreas de Odontopediatria, Odontologia Social e Preventiva na Estratégia de Saúde da Família, com foco no atendimento do público infantil, especialmente a primeira infância (0 a 3 anos); além de abordar questões sobre a equipe de saúde bucal inserida dentro da Estratégia da Saúde da Família.
De acordo ainda com a coordenadora, o curso tratará, por exemplo, das particularidades da amamentação, além das orientações para introdução alimentar no bebê, o que segundo ela, serão conhecimentos que potencializarão a atuação dos profissionais junto ao Programa Cárie Zero, oferecido pela Secretaria de Saúde, que faz atualmente o acompanhamento preventivo da saúde bucal de crianças de até seis anos de idade.
Samambaia
A regional conta atualmente com 23 técnicos de saúde bucal, 28 dentistas e 11 equipes de saúde bucal, que oferecem atendimentos odontológicos à população nos centros de saúde e clínicas da família, como serviços de educação em saúde e de prevenção, além de procedimentos básicos em odontologia, como profilaxia (limpeza), periodontia básica (tratamento das gengivas), restaurações e pequenas cirurgias ambulatoriais.
Fonte: www.saude.df.gov.br/noticias/item/4259-profissionais-de-sa%C3%BAde-bucal-fazem-treinamento-para-atendimento-a-crian%C3%A7as.html