O Projeto de Lei nº2. 903/2013 de autoria do Vereador Alan Queiroz, que “Cria o Programa de Saúde Bucal do Idoso e dá outras providências” foi aprovado em primeira e segunda discussão.
O artigo 196 da Constituição Federal relata que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco da doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. De acordo com o texto do PL, caberá ao Poder Executivo estabelecer a estrutura e as diretrizes do Programa Saúde Bucal que tem como objetivo diagnóstico bucal preventivo, tratamento clínico-odontológico e prótese.
O vereador Alan Queiroz salienta que, após muita observação e conversação com a classe idosa e outras categorias da sociedade do município, foi possível concluir que: “o idoso é aquele cidadão que contribuiu para o desenvolvimento de sua terra e hoje se vê regado às sobras de tudo e todos (parcos salários de aposentadoria ou pensão, assistência médica-odontológica-hospitalar deficitária ou nenhuma, lazer utópico, moradia precária) entre outras formas distorcidas que temos proporcionado aos nossos idosos”.
Alan Queiroz explica ainda que Porto Velho possui uma grande parcela da população que é edentúlica e é nesta facção que se encontram os idosos, principalmente os da camada de renda mais baixa e é esta que busca as próteses ou se vê com sérios problemas para integração social, muitas vezes, são obrigados a buscar participação em novos empregos.
Fonte: http://www.rondonoticias.com.br/ler.php?id=123270