O programa
Trocando Idéias, da Rádio Câmara, analisou hoje o
Projeto de Lei 3340/00, que dá aos municípios o poder de decidir sobre a abertura de universidades.
O vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Rodrigues, participa do programa.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), existem no País 2.380 instituições de ensino superior, sendo 2.000 particulares. Além disso, todos os anos, são abertas pelo menos 100 novas faculdades privadas – um mercado que não pára de crescer.
O projeto condiciona a criação de novos cursos superiores de Direito, Odontologia, Medicina, Psicologia e Veterinária à aprovação prévia de parecer dos respectivos conselhos regionais de classe. Assim, por meio dessas representações profissionais locais, os municípios que serão afetados com a criação do novo curso poderão se posicionar contra ou a favor a abertura da nova faculdade.
O aumento das vagas no ensino superior proporcionado pela criação de novas universidades particulares causa divergências. Os favoráveis a essa extensão argumentam que ficou mais fácil obter uma graduação e que a concorrência entre as faculdades reduz o preço das mensalidades. Os críticos alegam que esse aumento de cursos é responsável por crises no mercado de trabalho em várias áreas, como direito e odontologia.
Fonte: Agência Câmara
Distrito Federal – DF