Ações envolverão alunos nos cuidados com os dentes e atividades sobre o tema promovido pelas secretarias de Saúde e Educação, por meio do programa Saúde na Escola em São Cristóvão do Sul – Santa Catarina.
“Seu sorriso faz São Cristóvão do Sul feliz” é o tema das atividades que vão até o dia 28. Segundo a secretária de Educação Giseli Telles, o objetivo é reforçar a importância do cuidado com os dentes, com orientações aos alunos para a correta higiene e cuidados com a saúde bucal repassadas através de ações como palestras, filmes, teatro e atividades físicas.
O evento vai começar com apresentação de teatro de fantoches para as turmas de alfabetização e filme educativo para os alunos de 4º a 7º ano. Para encerrar, no dia 28, vai haver exposição dos trabalhos realizados em sala de aula, abordando a temática, aberta à visitação da comunidade, na Praça do Encruzo. Nesse dia, o evento acontece simultaneamente com o Dia do Desafio, quando os educadores físicos do município desafiarão os visitantes para práticas e atividades desportivas.
De acordo com a secretária de Saúde Sandra Cassul Fernandes, a ideia nasceu com o projeto “Saberes e Sabores: Caminhos da Saúde”, que, dentre outras ações importantes, destaca o cuidado com a alimentação e, dessa forma, com a saúde bucal, em especial na idade escolar.
Saiba como funciona o programa Saúde Bucal nas escolas
O atendimento odontológico é realizado dentro do espaço das escolas municipais e escola estadual, que contam com gabinete odontológico e atendimento profissional, contratado pelo município. Os alunos são encaminhados pelos diretores, seguindo uma escala numérica de zero a três, sendo que o aluno considerado na posição um está com mínima necessidade de atendimento bucal; na posição dois, com necessidades de tratamento um pouco maior; e, na posição três, necessitando de atendimento prioritário, com sua dentição comprometida severamente. O aluno na posição zero é a criança com completa saúde bucal.
De acordo com a odontóloga Melissa Alckimin, que atua nas escolas, estatisticamente, 27% da população estudantil do município encontra-se no nível zero, sendo que esse dado vem aumentando anualmente devido ao atendimento e, principalmente, ao comprometimento da família em acompanhar seu filho ao dentista, tão importante para se almejar os objetivos do programa.
Fonte: A Semana Dia Dia