Em comemoração aos 48 anos dos Conselhos de Odontologia, o CFO promoveu uma solenidade no dia 14 de abril no Rio.
Além de todo o plenário federal e dos presidentes e conselheiros de todos os 27 Conselhos Regionais, marcaram presença mais de 600 personalidades, entre elas autoridades da Odontologia e políticos, com destaque para o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, que representava o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-Nacional), Newton Miranda; o presidente da Associação Brasileira dos Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Cecchetto; o presidente da Academia Brasileira de Odontologia, Placidino Brigadão; o representante da Academia Brasileira de Odontologia Militar (ABOMI), José Henrique Cavalcanti de Lima; o representante da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Ernani Bezerra da Silva; o representante da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Aroldo Pinheiro de Moura Neto; e o representante da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), Armando Rassi.
Além destes, marcaram presença os deputados federais Sebastião Bala Rocha, Damião Feliciano da Silva, Neilton Mulim da Costa, Jandira Feghali, Elcione Therezinha Zahluth Barbalho, Francisco Rodrigues de Alencar Filho e Rodrigo Moreira Ladeira Grilo.
Durante a cerimônia, foram homenageadas oito personalidades que vêm se destacando por seu trabalho em prol da Odontologia e da saúde bucal da população brasileira. Na ocasião, foi feita também a entrega do Prêmio Brasil Sorridente aos municípios vencedores.
O presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, deu início à solenidade destacando que “hoje (14 de abril) é um dia muito especial para todos nós aqui presentes pelo transcurso do 48º aniversário da instituição dos Conselhos de Odontologia no Brasil“.
O presidente do CFO aproveitou a ocasião para antecipar algumas novidades relacionadas à Odontologia. Entre elas, falou sobre o novo Código de Ética Odontológico, que, segundo ele, deve ser editado ainda este mês. “Graças a um trabalho árduo e competente da Procuradoria Jurídica do CFO e da Comissão de Legislação e Normas do CFO, sob o comando do conselheiro federal Mário Tavares Moreira Júnior, foi concluída a revisão do Código de Ética Odontológica e, provavelmente até o fim deste mês, ele será editado, o que trará um grande benefício, não só à classe odontológica mas também à toda a sociedade”.
O presidente Ailton agradeceu ainda ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “pelo destaque que sempre deu à nossa Odontologia durante seu período de governo”.
Após a abertura, houve a entrega do Prêmio Brasil Sorridente aos municípios vencedores nas três categorias: Itanhandu (MG), na categoria relativa aos municípios com população inferior a 50 mil habitantes; Corumbá (MS), na categoria dos municípios com população entre 50 e 300 mil habitantes; e Curitiba (PR), vencedora entre os municípios brasileiros com população superior a 300 mil habitantes.
A seguir, foi dado início à entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional a oito profissionais que mais se destacaram pelas suas contribuições à Odontologia em diversos campos de atuação.
Ao término da cerimônia, discursou o coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca. “Desde 2004, quando lançamos o Programa Brasil Sorridente, que é a grande marca da nossa política de saúde bucal, a Odontologia construiu um grande consenso nacional, por que eu sinceramente não vejo outra categoria profissional com a competência e o compromisso de cidadania que a Odontologia brasileira vem construindo nesses nove anos”, afirmou
A cerimônia foi transmitida ao vivo on-line no site do CFO através de uma parceria firmada com a empresa Dental Channel, portal na internet voltado à saúde bucal.
Para ter acesso a outras fotos da solenidade, acesse nossa galeria de fotos no Flickr. Vídeos com entrevistas exclusivas realizadas durante a solenidade também estão disponíveis na nossa conta no Youtube.