Em sessão solene, no dia 15 de agosto, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, promoveu a abertura do ciclo de atividades da 4ª Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia (CONPA), em Brasília. É a primeira vez que o evento acontece após a regulamentação das profissões auxiliares da Odontologia, oficializada em 2008, pela Lei 11.889.
“Em dois dias de debate sob o tema ‘Perspectivas para o Exercício das Profissões Auxiliares da Odontologia no Brasil’, a CONPA institui em sua base primordial a valorização das profissões auxiliares no contexto da Odontologia e do Conselho Federal de Odontologia. A ocasião é ímpar para responder aos anseios da categoria, que possam refletir na melhoria da saúde da população brasileira”, garante Morilhas.
Na abertura, os profissionais inscritos participaram da conferência “Os Aspectos Éticos e Legais para o Exercício das Profissões Auxiliares em Odontologia no Brasil”, com o conferencista Dr. Juan Reguengo Rodrigues, procurador jurídico do CFO. Após a explanação, os participantes esclareceram dúvidas e sugeriram eixos para sanar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais auxiliares no Brasil, relacionadas ao mercado de trabalho.
A Conferência integra o 4º Encontro Nacional de Técnicos em Prótese Dentária, de Técnicos em Saúde Bucal, de Auxiliares em Saúde Bucal e o 3º Encontro Nacional de Auxiliares em Prótese Dentária. Aberta também aos Cirurgiões-Dentistas, a meta da 4ª CONPA é ampliar a discussão acerca das profissões auxiliares envolvidas no contexto atual da Odontologia, desde a retomada histórica, a formação, competências até as perspectivas futuras.
Após os simpósios e grupos de discussão específicos de cada categoria, será realizada uma plenária final em que resultará em um documento com propostas colhidas durante a 4ª CONPA. O texto será encaminhado à plenária do Conselho Federal de Odontologia.
Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO