No dia 19 de julho, as entidades odontológicas nacionais se reuniram na sede da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), em São Paulo, para discutir criação da carreira de cirurgião-dentista de Estado, plano de carreira nacional e contratação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) – com destaque para a atuação nas regiões de difícil acesso – e a inserção do profissional nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIS).
Reuniram-se no encontro o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a Federação Nacional de Odontologia (FNO), a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), o Conselho Regional de Odontologia do estado de São Paulo (CROSP) e a Federação Interestadual de Odontologia (FIO), representados pelos porta-vozes: Ailton Morilhas, Rubens Côrte Real e Leonardo Henrique C. de Oliveira, do CFO; Wellington Mello, José Carrijo Brom e José Ferreira, do FIO; Fernando Gueiros e Ernane Bezerra da Silva, do FNO; Wilson Chediek, da APCD; e, por fim, Cláudio Miyake, do CROSP.
As entidades ainda estudam a possibilidade de encaminhar ofício para o Ministro da Saúde, solicitando encontro presencial no qual possam debater essas questões.
Fonte: Assessoria Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (ABCD )