Setembro Amarelo: CFO fortalece Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio

Neste mês de setembro, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) fortalece, com o apoio dos Conselhos Regionais, a Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio – Setembro Amarelo. O objetivo é conscientizar a sociedade e ampliar o diálogo sobre o tema como forma de contribuir para redução do número alarmante de pessoas que tiram a própria vida. Neste ano, em específico, a Campanha enfatiza a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental das crianças e dos adolescentes.

No Brasil, 32 pessoas tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda de acordo com a OMS, o Brasil ocupa o oitavo lugar dentre os países com o maior número de suicídios no mundo, algo preocupante na questão da saúde pública do país. Entre os jovens, o suicídio representa a quarta principal causa de morte entre 15 e 29 anos.

O alerta à prevenção do suicídio precisa ser reforçado tendo em vista que mais de 90% dos casos estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. Estima-se que até 2020 poderá haver um incremento de 50% na incidência anual de mortes por esta causa.

Além disso, o Brasil é o país com maior percentual de depressão na América Latina, chegando a 5,8% da população, o que corresponde a 12 milhões de brasileiros. A taxa é maior do que o valor global, que é de 4,4%. Igualmente maior do que em outros países, a taxa de suicídio entre adolescentes de 10 a 19 anos aumentou 24% de 2006 a 2015, também de acordo com a OMS.

Desde 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV) – criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) –disponibiliza, em tempo integral, apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

O Setembro Amarelo também mobiliza, em todo o país, diversas ações como a iluminação em amarelo de prédios e monumentos, caminhadas e passeios ciclísticos, palestras, ações dentro de empresas e distribuição de balões amarelos para dar maior visibilidade à causa. Segundo o portal do CVV, a cor amarela representa a vida, a luz e o sol, algo que reflete a proposta de preservar a vida.

Por Michelle Calazans e Werveson Ferreira, Ascom/CFO
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