O Dia do Profissional Liberal é celebrado em 27 de maio no Brasil. A escolha da data como comemoração é uma homenagem à aprovação do decreto de lei nº 35.575, de 27 de maio de 1954, responsável por reconhecer a Confederação Nacional dos Profissionais Liberais.
Entende-se por profissional liberal todo aquele que desempenha funções específicas que exijam nível técnico ou superior em atividades unipessoais, ou seja, o profissional liberal é aquele que exerce seu trabalho com total liberdade e autonomia.
São profissionais que prestam serviços de modo liberal, sem estarem vinculados a uma empresa específica ou governo. Este é o caso dos cirurgiões-dentistas que trabalham em consultórios próprios. Advogados, médicos, fotógrafos, contadores, designers, arquitetos, psicólogos, tradutores, entre profissionais com várias outras formações, podem trabalhar desta forma. Estima-se que há mais de 10 milhões de profissionais liberais atualmente no Brasil.
O balanço entre as vantagens e desvantagens de abrir um consultório e trabalhar como profissional liberal é conhecido, mas merece ser lembrado nesta data. A principal desvantagem é não poder contar com uma remuneração mensal fixa. Outra desvantagem é a ausência de direitos trabalhistas estipulados na CLT ou no regime jurídico único (dos servidores públicos), como férias remuneradas e recolhimentos de FGTS e INSS, além de benefícios como vales transporte e alimentação e plano de saúde, entre outros.
Uma das vantagens do consultório é uma certa flexibilidade de horários e outras condições de trabalho. Os profissionais liberais também não têm que enfrentam o risco da demissão, que significa para o empregado com carteira assinada a perda de 100% da renda. Mas a principal vantagem do CD com consultório é poder trabalhar para si próprio.
Neste dia 27 de maio, o CFO parabeniza todos os CDs que trabalham como profissionais liberais e contribuem para engrandecer a Odontologia brasileira.