Assembleia Conjunta: CFO apresenta evolução no aprimoramento de infraestrutura e soluções integradas de TI do Sistema Conselhos

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) apresentou, nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília/DF, os avanços no trabalho em desenvolvimento para implementação da solução de Tecnologia da Informação (TI) para controle de profissionais inscritos no Sistema Conselhos. O projeto, exposto durante a Assembleia Conjunta com Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia de todo o Brasil, integra os objetivos estratégicos aprovados pelo Plenário do CFO, com o intuito de aprimorar a infraestrutura e de soluções integradas de Tecnologia da Informação da Autarquia.

O CFO pretende disponibilizar aos Conselhos Regionais um conjunto de ferramentas tecnológicas integradas que possibilitem a automação de processos essenciais à atuação: 1 – Controle de Inscritos; 2 – Automação de Processos Administrativos; 3 – Automação de Processos Éticos; 4 – Ferramenta Unificada de Fiscalização. A metodologia para ganho de eficiência contempla, inclusive, a Instrução Normativa 01/2019, do Ministério da Economia, que determina que as contratações de soluções de TI devam estar alinhadas aos objetivos estratégicos e as necessidades corporativas do órgão ou entidade, bem como o seu alinhamento ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (PDTIC) e ao Plano Anual de Contratações.

Segundo o presidente do CFO, Juliano do Vale, o desdobramento das ações caminha com total transparência e devida segurança de dados e jurídica para validar o quanto antes a execução dos projetos. “A perspectiva é que o sistema seja iniciado de forma efetiva no primeiro em 2020. Em termos de tecnologia e desenvolvimento, os avanços representam verdadeiro marco na agilidade em todos os processos realizados de forma integrada no Sistema Conselhos”, completou.

A exposição permitiu esclarecimento coletivo de dúvidas dos Presidentes dos Conselhos Regionais acerca dos objetivos previstos em cada eixo de trabalho: 1 – controlar e manter as informações sobre dados cadastrais, financeiros, e dívida ativa; 2 – contratação de plataforma informatizada que possibilite a automação de todos os processos administrativos; 3 – contratação de plataforma informatizada que possibilite a automação de todos os processos éticos; e 4 – contratação de plataforma informatizada que possibilite a automação de todos os processos de fiscalização profissional.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
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