O Conselho Federal de Odontologia (CFO), com o apoio dos Conselhos Regionais de Odontologia de todo o país, apoia a campanha “Sorrir Muda Tudo”, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO). O objetivo é valorizar a profissão do Cirurgião-Dentista e conscientizar a população sobre a importância e a necessidade de manter a saúde bucal para atingir a saúde integral do ser humano.
O apoio do Conselho Federal de Odontologia foi aprovado por unanimidade, em reunião do Plenário, no dia 11 de outubro. “A iniciativa da ABIMO vai ao encontro dos esforços destinados pela atual gestão da Autarquia em prol da valorização da Odontologia e da proteção da sociedade. O apoio do Sistema Conselhos contribui, ainda mais, para o fortalecimento do trabalho desenvolvido na retomada do protagonismo da Odontologia nacional”, pontuou o Presidente do CFO, Juliano do Vale.
A campanha tem como proposta criar uma cultura de prevenção por meio da visita frequente ao Cirurgião-Dentista, assim como acontece com outras áreas da saúde. Para isso, durante 8 meses, Sorrir Muda Tudo abordará diversas ações, que incluem depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela Odontologia, informações que demonstrem a importância do cuidado com a saúde bucal de forma integral, como forma de prevenção a doenças cardíacas, diabetes, doenças crônicas (hipertensão), câncer, depressão, entre outras doenças sistêmicas. A campanha conta, também, com o apoio de diversas entidades odontológicas em todo o país.
Com o objetivo de criar uma cultura de prevenção, a ação “Sorrir muda tudo” abrange todo o ciclo de cuidados: indústria de saúde, Cirurgiões-Dentistas, associações e pacientes. A partir deste mês de novembro, a cada mês a campanha abordará um tema específico a fim demostrar como a saúde bucal tem interferência direta na saúde sistêmica. Em novembro, a ação tratará de nutrição enfatizando diabetes e doença periodontal. Em dezembro, a “Sorrir Muda Tudo” estará direcionada às crianças para tratar sobre ortodontia.
Já em 2020, em janeiro, o tema principal será relacionamento social e a abordagem estará direcionada à implantes dentários. Em fevereiro, enfatizará a importância de exames de rotina para prevenção do câncer bucal. Com a chegada do mês de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, a campanha lança a temática “Março Brilhante” para tratar da saúde da boca como um todo. Com um grande rol de atividades, a “Sorrir Muda Tudo” visa ganhar ainda maior repercussão neste mês.
Em abril, retoma os temas mensais ao tratar de doenças coronárias relacionadas à saúde bucal e, em maio, mês de encerramento da primeira etapa da campanha, o foco estará na maternidade para tratar de gravidez e família.
Sobre a Abimo
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional. (Com informações da Ascom ABIMO)