O Sistema Conselhos de Odontologia lança, nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro, a campanha “Conecte-se: informação segura é nosso direito”. O objetivo é evidenciar a importância do compartilhamento de conteúdo fidedigno, originado nos canais oficiais dos Conselhos de Odontologia, site e redes. A mobilização nacional fortalece a união da comunidade odontológica contra a desinformação, considerando, principalmente, o contexto de notícias falsas (Fake News).
Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, todos os profissionais – Cirurgiões-Dentistas, Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal e em Prótese Dentária – são agentes fundamentais no combate a informações que possam ameaçar a integridade da Odontologia nacional. “Precisamos assumir o protagonismo da comunicação odontológica aos demais colegas da categoria e, consequentemente, à população. Juntos, formamos uma importante rede de notícias sobre o trabalho desenvolvido diariamente em defesa da valorização da Odontologia e proteção da sociedade. É preciso reforçar, também, a conscientização acerca do direito de acesso à informação segura. Nossos canais de comunicação são atualizados todos os dias. Conecte-se”, afirmou.
A campanha nacional também foi ancorada no alerta de que notícias falsas se espalham 70% mais rápido que notícias verdadeiras. A estatística é fruto da pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos. Os dados revelaram que cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as postagens falsas mais populares atingem de mil a 100 mil pessoas. Além disso, 62% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa, segundo conclusões do novo estudo “Iceberg digital”, desenvolvido pela Kaspersky, empresa global de cibersegurança, em parceria com a empresa de pesquisa CORPA, na América Latina.
Nesse cenário pandêmico, a desinformação pode acentuar esse impacto. Segundo pesquisa realizada pela Avaaz (rede para mobilização social global através da Internet), sete em cada 10 brasileiros acreditam em pelo menos uma notícia falsa sobre a pandemia. Ou seja, cerca de 110 milhões de pessoas acreditam em pelo menos uma notícia falsa sobre a pandemia, no Brasil, o que pode incluir conteúdo sobre a Odontologia.
A proposta dos Conselhos de Odontologia é estimular, ainda mais, o compartilhamento de conteúdo por parte dos profissionais de Odontologia nos perfis pessoais, nos grupos de Odontologia, nos ambientes acadêmicos, nas comunidades odontológicas de produção científica e aos colegas de trabalho. “Conecte-se com seu colega de trabalho, seu professor, seu aluno, seu funcionário, seu parente que é profissional da Odontologia. Marque o @; use a hastag #OdontologiaConectada. Como o mote da campanha já diz: informação segura é nosso direito. Todos juntos pela valorização da Odontologia”, destacou Juliano do Vale.
Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br